quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Cotidiano no. 3, no. 4, no. 5...

A versão original

Hay dias que no se lo que me pasa. Eu abro o meu Neruda e apago o sol. Misturo poesia com cachaça. E acabo discutindo futebol. Acordo de manhã pão com manteiga e muito, muito sangue no jornal...
Mas não tem nada não, tenho o meu violão.

Minha paródia

Hay dias que no se lo que me pasa. Eu vejo na internet que não há sol. Misturo tudo sem cachaça. E prefiro o Rubinho num velotrol. Acordo de manhã e iogurte sem colesterol, e muito, muito roubo no jornal...
Mas não tem nada não, estou com o cu na mão.


Peguei emprestado parte de Cotidiano no. 2, de Vinicius e Toquinho. Ficou muito pé-quebrado. Mas não era a ideia chegar ao nível do poetinha. A ideia era a substituição do espírito de conformismo do original pelo susto. Sim, em vez de pegar meu violão, reflito sobre o que está realmente acontecendo no mundo. Está tudo muito louco, desordenado, surpreendente. Os fatos e informações se sucedem, me bombardeiam diariamente e estão me deixando completamente estupefato. Será que há uma conspiração genial e abrangente para subestimar completamente meu discernimento e minha compreensão, e diante de tantas coisas absurdas, simplesmente me assustar e me deixar em estado de torpor por falta de poder de reação ?
Senão vejamos: Belchior sumiu, apareceu e, claro, sumiu de novo. Berlusconi promoveu orgias romanas, sem ser imperador romano e o país onde fica o Vaticano aceita. Na Venezuela, o governo de Chávez persegue órgãos de imprensa, e Oliver Stone faz um filme transformando o esquisito bolivariano em herói. Na Argentina, em plena discussão de um projeto de Lei vital para as já abaladas pretensões do casal K&K, a os fiscais da Receita, em massa, resolvem vasculhar o Clarín, veículo de imprensa referência do país. Rubinho condena Nelsinho por bater de propósito mas se esquece que deu passagem para Schumacher...de propósito. Quem formulou o marco do Pré-Sal, se esqueceu de ver se existe uma empresa chamada "Petrosal" e acha que em 90 dias, coisas um pouquinho mais complicadas que isto deverão estar discutidas. O Senado ultrapassou os limites de falta de nobreza, inclusive com farta distribuição de cartões amarelos e vermelhos e o assunto acabou em duas semanas. O bispo Macedo e sua igreja estão entupidos de denúncias e críticas, mas o Presidente não se sente encabulado ao aparecer do lado de notórios bispos da mesma igreja para introduzir mais uma festa religiosa no calendário oficial do Brasil. Todo os dias, no Rio de Janeiro, tem protesto que começa na Candelária, e termina onde a Polícia resolve baixar o sarrafo. Santa Catarina, que era atacada por furacões vindos do mar, agora é atacada também por tornados vindo da Argentina. Deu onda de 1 m ( honesto) no Tietê. O time do Dunga está jogando bem. O Brasil ia comprar 38 bilhões de dólares em balas dum-dum francesas anunciados em pleno 7 de setembro, mas ainda estuda gastar esta bagatela em garruchas norte-americanas ou armamentos eróticos suecos. O Serra tem 50 % nas pesquisas e o Aécio 10%, mas o PSDB não sabe ainda quem deve ser o candidato. O advogado do Collor aparece degolado, empalado e mutilado, junto com a família toda, e é apenas latrocínio. O Protógenes se filia ao PC do B. O Sarney acha que na internet não deve haver limites para os políticos ( como se tivessem algum...). O Mantega diz que quem não seguir o programa de Lula, depois de seu mandato, "vai apanhar muito". O Rio é favorito para sediar Olimpíadas. Um pombo entrega uma mensagem mais rápido que um e-mail na África do Sul, onde em 2010, deverá ter uma Copa, com vuvuzelas e tudo.
E querem que eu fique calmo...


3 comentários:

  1. Brigadeiro e ex-ministro quase saem no tapa por causa de uns quilombolas.

    ResponderExcluir
  2. Calma, podia ser pior. Pelo menos no futebol você não precisa se preocupar o seu time.

    ResponderExcluir
  3. Hehehe! VC tem toda razão. É para testar nossa sanidade...Ótimo texto . Parabéns!

    ResponderExcluir