terça-feira, 30 de junho de 2009

Moribundo de Fogo

Fora Sarney.
O grito ecoa dos tapetes do Congresso até os 140 caracteres dos twitters. 
Mas, não estou sensibilizado. Nunca votei em Sarney nem em ninguém de sua família. Isso me parece prerrogativa dos maranhenses e dos amapaenses, se minhas noções básicas de "História da Democracia Recente no Brasil" estão corretas.
Nem quando o José, o pai, o patriarca, foi Presidente, eu votei nele. Ele era vice de um cidadão eleito indiretamente. E seu período presidencial,  esticado de uma forma para a qual também não contou com meu voto, não deixou saudade.
Eu não votei em Sarney para a Academia Brasileira de Letras. Não votei em Roseana para nada. De Sarney Filho, confesso que só soube de sua atuação no Congresso há poucos dias. O mais próximo que cheguei de um Sarney foi do Zequinha, no Bracarense. Mesmo assim, fui apresentado ao filhote de oligarca, e nem dividi porção de bolinho de bacalhau com ele.
Logo, ele, o Sarney mais velho, o do bigode, que foi Presidente, estar lá no Congresso é algo que não me diz o menor respeito. Ainda mais Presidente do Senado !!! Aí que não tenho nada com isso mesmo...
Talvez eu deva estar preocupado com o Senado todo, e com o Congresso todo e com as instituições brasileiras todas. Isso sim, pode me preocupar. 
E no que isso mudará se Sarney, o imortal da ABL, o do bigode, ele mesmo, for defenestrado da Presidência do Senado ?
Nada, absolutamente nada.
Só uma coisa me deixa curioso para ver o fim desta história.
Para mim, Sarney, o pai, o ex-governador biônico do Maranhão, o ex-Presidente da Arena, hoje apoiado pelo PT, é espécie em extinção. Suas atuais tentativas de se apegar ao "Pudê", seja Federal, seja no Maranhão, seja no Amapá, me parecem manobras de capitães hereditários, para deixar migalhas para filhos, netos e apaniguados. Ele mesmo, Sarney, o velho, o imortal da ABL, está na flor do seu ocaso total. Em breve sobrará para ele os chazinhos entre imortais e um cargo figurativo qualquer. Estou realmente me lixando para o Sarney. O do bigode, o velho, que fique claro.
Mas, voltando ao assunto, o que me deixa curioso é porque tem gente que não está. O cara está liquidado !!! Exterminar o clã todo deve demorar umas duas gerações mesmo, mas ele, Sarney, o ex-vice que assumiu pelas mãos de Ulysses e do Supremo, está moribundo.
Mas deve ser um moribundo com capacidade de provocar alguns problemas, se não, não tinha tanta gente se preocupando.
Um moribundo de fogo !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário